A mente tem dinâmica própria e só incorpora o que lhe é necessário para construir ela própria, seu conhecimento. Assim aprender conceitos através de experiências é a melhor forma de despertar no aluno o interesse pelo mundo maravilhoso da Ciência. Nessa aula buscamos estudar Misturas e Combinações de substâncias, procurando identificar os tipos de misturas se Homogênea ou heterogênea, também verificamos algumas reações químicas. Foi uma aula dinâmica. E aqui nesse Blog vamos socializar nossa aprendizagem. Portanto queridos alunos, mãos a obra!
Primeiro escrevam um relatório, enfatizando os tipos de misturas que vocês fizeram e descrevam com riqueza de detalhes todas as reações químicas que vocês conseguiram visualizar.
As nossas reações foram,a gente misturou vinagre com limão e pasta e deu uma reação muito interessante o vinagre e o limão supitaram e a pasta deu cores a esta reação.
Agora busque com os colegas que tiraram outras fotos da experiência e poste-as aqui no nosso Blog. beijos.E até a próxima aula, vejo vocês na próxima aula, e não esqueçam de trazer os materias para fazermos o sabão. Ok?
Detergente,suco de limão,anélina,bicabórnato,pó de café,leite coalhado,oléo,assafrão e vinagre.tiveram reações de borbolhar,fumaçar e de não se misturar,etc...assinada:Werika,Karina,Lainny Lourranny... (E NÓIS CAMARADA)
Mistura é um material que reúne duas ou mais substâncias, sem que ocorram alterações nelas, mantendo-se portanto, as características e propriedades das substâncias envolvidas. As misturas podem ser divididas em :Mistura homogênea Mistura heterogênea
Exemplo: água + álcool; Exemplo: água + óleo, bifásica;
Uau!!!!!!!!! Vocês são feras mesmo hem?!!!!!! estou gostando de ver! Parabéns pelo desempenho, continue pesquisando, respondendo, buscando, vivendo Ciências.
as reações feitas pelo nosso grupo tiveram diversas situações importante como por exemplo: na mistura de leite azedo ,vinagre, bicabornato de sódio e creme dental. esses ingredientes juntos fizeram com que a mistura mudasse de cor e odor a mistura do leite, do bicabornato e do vinagre fez com que a mistura se tornasse mais ácida.
A me lembrei do Para Casa. Vocês devem pesquisar receitas de vários tipos de sabão,e postá-las aqui no Blog, eu irei escolher as melhores para a gente fazer na próxima aula.
4°água e açúcar 5ºleite e oleo 6°bicarbonato e limão e anilina; óleo anilina e água vinagre e pasta 7º por que os elementos da subistancias não se combinam e se separam
1) Mistura homogênea – é aquela que apresenta as mesmas propriedades em qualquer parte da sua extensão, apresenta apenas uma fase, é portanto, monofásica.
2) Mistura heterogênea – é aquela que não apresenta as mesmas propriedades em todas as partes de sua extensão. Apresentam duas ou mais fases, podendo ser: bifásica, trifásica ou polifásica.
3)Misturas homogêneas
Evaporação: separa líquido do sólido. Quando exposta ao ar e sob temperatura ambiente, a parte líquida da mistura evapora-se, enquanto a parte sólida fica depositada.
Destilação: líquido do sólido.
Misturas heterogêneas
Catação: separar sólidos. Consiste em separar com uma pinça ou simplesmente com a mão, os fragmentos quando estes forem grandes e diferentes.
Ventilação: separar os sólidos. Consiste na separação de uma das fases submetendo a mistura a uma corrente de ar; só pode se usada quando uma das fases é muito leve em relação a outra, ou seja possuem densidades diferentes.
4)homogêneas: Misturar 2,5 g de ferro com 1,5 g de enxofre em um almofariz.
A amostra (4 g de ferro e enxofre) deve ser dividida em duas partes iguais.
Colocar uma das partes sobre um vidro de relógio e passar um ímã sobre a amostra a uma altura de 1 cm aproximadamente. Observe: A amostra é uma mistura pois, os componentes podem ser separados por processos físicos.
Adicionar 5 ml de ácido sulfúrico (solução a 10%) em um tubo de ensaio.
Juntar a outra parte da amostra (anteriormente dividida) e adicionar ao tubo de ensaio. Observe: A amostra reage com o meio liberando gases e formando uma combinação, visto que as substâncias iniciais não podem ser separados por nenhum processo físico.
5)heterogêneas: Flotação: substâncias sólidas de densidades diferentes. Coloca-se um líquido de densidade intermediária na mistura. Isso faz com que o líquido separe as substâncias: a de menor densidade fica na superfície do líquido e a de maior densidade abaixo.
Peneiração ou tamização: pode ser usado quando as fases do sistema se reduzem a grãos de diferentes tamanhos quando o sistema é triturado; por meio de uma série de peneiras cujas malhas são gradativamente menores pode-se separar os componentes.
6)Uma que se transformou em uma cor muito esquisita.
7)Quando o bicarbonato de sódio reage com um ácido, ocorre a liberação de gás carbônico ( efervescência).
Depois de usado, o óleo de cozinha pode ter dois destinos: dar uma enorme dor de cabeça e prejuízo para o seu bolso e para o meio ambiente ou se transformar em economia e, eventualmente, em receita extra. O primeiro caso ocorre quando você simplesmente descarta o óleo doméstico nos ralos e vasos sanitários. O acúmulo de gorduras nos encanamentos pode causar entupimentos, refluxo de esgoto e até rompimentos nas redes de coleta. No segundo caso está transformar esse mesmo óleo em sabão, por exemplo. O sabão pode ser feito em casa mesmo ou enviado a empresas que o transformam em produto de limpeza ou biodiesel.
Segundo a nutricionista Daysiellen Cabral, coordenadora do refeitório da Associação Paulista Sul da Escola Adventista, em São Paulo, fazer sabão em casa é como cozinhar. Com a prática, seguindo a mesma receita, o sabão vai ficando melhor. A proporção pode ser mantida para fazer mais ou menos sabão, de acordo com a quantidade de óleo usado disponível. Quanto mais o sabão curtir, melhor ele fica. É recomendado usar luvas e utensílios de madeira ou plástico para preparar a mistura, pois a soda cáustica pode causar queimaduras na pele. Confira as receitas:
Receita 1
- 5 litros de óleo de cozinha usado
- 2 litros de água
- 200 mililitros de amaciante
- 1 quilo de soda cáustica em escama
Colocar, com cuidado, a soda em escamas no fundo de um balde. Em seguida, adicionar a água fervendo e mexer até diluir a soda. Acrescentar o óleo e mexer. Misturar bem o amaciante. Jogar a mistura numa fôrma e cortar as barras de sabão somente no dia seguinte.
Receita 2 ¿ com aroma
- 4 litros de óleo comestível usado
- 2 litros de água
- ½ copo de sabão em pó
- 1 kg de soda cáustica
- 5 ml de óleo aromático de erva-doce ou outro a gosto
Esquentar a água. Separar meio litro e dissolver o sabão em pó nele. Dissolver a soda cáustica nos litro e meio de água restante. Adicionar lentamente as duas soluções ao óleo e mexer durante 20 minutos. Adicionar a essência mexendo bem, e despejar nas fôrmas escolhidas. Desenformar apenas no dia seguinte.
"O ideal é colocar esse óleo que não será mais usado em uma garrafa pet, aquelas de refrigerante, e encaminhar para a reciclagem. Atualmente, ONGs e empresas desenvolvem projetos de reutilização do óleo de cozinha, o que é bom para a economia e para a saúde do nosso planeta", afirma Daysiellen.
Quem quiser produzir sabão em quantidades maiores pode fazer parcerias com pastelarias e barracas de pastel da feira, para colher o óleo que normalmente é jogado fora e doar para que seja transformado em sabão de boa qualidade.
No dia 12 de agosto, domingo, das 9 às 17 horas, a Adra - Agência de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais, promove um curso gratuito de reciclagem de óleo de cozinha através da fabricação de sabão caseiro. Outras informações e inscrições pode ser obtidas pelo telefone (11) 5823-4993.
Quem desejar colaborar, doando óleo utilizado para frituras, deve proceder da seguinte forma: espere o óleo esfriar e com um cone coloque em uma garrafa pet (de refrigerante). Tampe bem e entregue no Espaço Comunidade Esperança.
A mistura homogênea é aquela cujas substâncias constituintes não podem ser identificadas como no início pois possuem as mesmas propriedades em toda a sua extensão. Tais substâncias sofrem dissolução. Isso quer dizer que toda mistura homogênea é uma solução.Quando misturadas essas duas substâncias é impossível distinguir uma da outra.Exemplo é a mistura de água e gelo, seguindo o mesmo padrão da mistura anterior. 2)Heterogenea e aquela que não se misturam. 4)água e anelina 5) água e óleo 6)óleo vinagre e água,bicarbonato vinagre e limão,leite limão corante.
Meu nome é luz marina
maluquinha, mas quem é normal? Acredito na educação quando essa proporciona a liberdade de aprender experimentando, buscando através de experiências o significado do próprio aprender.
23 comentários:
A mente tem dinâmica própria e só incorpora o que lhe é necessário para construir ela própria, seu conhecimento. Assim aprender conceitos através de experiências é a melhor forma de despertar no aluno o interesse pelo mundo maravilhoso da Ciência.
Nessa aula buscamos estudar Misturas e Combinações de substâncias, procurando identificar os tipos de misturas se Homogênea ou heterogênea, também verificamos algumas reações químicas. Foi uma aula dinâmica. E aqui nesse Blog vamos socializar nossa aprendizagem. Portanto queridos alunos, mãos a obra!
Primeiro escrevam um relatório, enfatizando os tipos de misturas que vocês fizeram e descrevam com riqueza de detalhes todas as reações químicas que vocês conseguiram visualizar.
Agora pesquizem na internet um texto que fale sobre misturas e combinações, resumam e poste aqui as idéias principais.
Vamos ao "decoreba"Rssssssssss
1) O que é uma mistura homogênea?
2) o que é uma mistura heterogênea?
3)Quais as principais reações químicas?
4) Cite exemplos de misturas homogêneas:
5) Cite exemplos de misturas heterogêneas:
6) Escrevam pelo menos três reaçoes "esquisitas" que vocês observaram misturando substâncias:
7) Porque será que bicarbonato reage com limâo?
8) porque será que algumas substãncia se tornaram bifásicas, trifásicas e até quadrifásicas?
As nossas reações foram,a gente misturou vinagre com limão e pasta e deu uma reação muito interessante o vinagre e o limão supitaram e a pasta deu cores a esta reação.
Agora busque com os colegas que tiraram outras fotos da experiência e poste-as aqui no nosso Blog.
beijos.E até a próxima aula, vejo vocês na próxima aula, e não esqueçam de trazer os materias para fazermos o sabão. Ok?
Detergente,suco de limão,anélina,bicabórnato,pó de café,leite coalhado,oléo,assafrão e vinagre.tiveram reações de borbolhar,fumaçar e de não se misturar,etc...assinada:Werika,Karina,Lainny Lourranny... (E NÓIS CAMARADA)
Mistura é um material que reúne duas ou mais substâncias, sem que ocorram alterações nelas, mantendo-se portanto, as características e propriedades das substâncias envolvidas. As misturas podem ser divididas em :Mistura homogênea
Mistura heterogênea
Exemplo: água + álcool;
Exemplo: água + óleo, bifásica;
o relatório depois eu envio!!!!!1
Uau!!!!!!!!! Vocês são feras mesmo hem?!!!!!! estou gostando de ver! Parabéns pelo desempenho, continue pesquisando, respondendo, buscando, vivendo Ciências.
Matheus... Precisa enviar mesmo, ver de não vai me enrolar...hem?
1) mistura homogênea e aquela que se mistura
2)E mistura heterogênea e aquela que não pode se misturar .
4)água e anilina
5)água e Óleo
6)bicarbonato e limão e anilina; óleo anilina e água
vinagre e pasta
7) Porque o limão e ácido
Lembrete: Tem uns alunos que estão me devendo relatório dos livros que pedi para ler, aproveita e escrevam o relatório do livro aqui no Blog.
as reações feitas pelo nosso grupo tiveram diversas situações importante como por exemplo:
na mistura de leite azedo ,vinagre, bicabornato de sódio e creme dental. esses ingredientes juntos fizeram com que a mistura mudasse de cor e odor
a mistura do leite, do bicabornato e do vinagre fez com que a mistura se tornasse mais ácida.
1°Mistura homogênea é aquela que os ingredientes se combinam e misturam.
2°mistura heterogenia é aquela em que os ingredientes
não se misturam
A me lembrei do Para Casa. Vocês devem pesquisar receitas de vários tipos de sabão,e postá-las aqui no Blog, eu irei escolher as melhores para a gente fazer na próxima aula.
4°água e açúcar
5ºleite e oleo
6°bicarbonato e limão e anilina; óleo anilina e água
vinagre e pasta
7º por que os elementos da subistancias não se combinam
e se separam
1) Mistura homogênea – é aquela que apresenta as mesmas propriedades em qualquer parte da sua extensão, apresenta apenas uma fase, é portanto, monofásica.
2) Mistura heterogênea – é aquela que não apresenta as mesmas propriedades em todas as partes de sua extensão. Apresentam duas ou mais fases, podendo ser: bifásica, trifásica ou polifásica.
3)Misturas homogêneas
Evaporação: separa líquido do sólido. Quando exposta ao ar e sob temperatura ambiente, a parte líquida da mistura evapora-se, enquanto a parte sólida fica depositada.
Destilação: líquido do sólido.
Misturas heterogêneas
Catação: separar sólidos. Consiste em separar com uma pinça ou simplesmente com a mão, os fragmentos quando estes forem grandes e diferentes.
Ventilação: separar os sólidos. Consiste na separação de uma das fases submetendo a mistura a uma corrente de ar; só pode se usada quando uma das fases é muito leve em relação a outra, ou seja possuem densidades diferentes.
4)homogêneas: Misturar 2,5 g de ferro com 1,5 g de enxofre em um almofariz.
A amostra (4 g de ferro e enxofre) deve ser dividida em duas partes iguais.
Colocar uma das partes sobre um vidro de relógio e passar um ímã sobre a amostra a uma altura de 1 cm aproximadamente. Observe: A amostra é uma mistura pois, os componentes podem ser separados por processos físicos.
Adicionar 5 ml de ácido sulfúrico (solução a 10%) em um tubo de ensaio.
Juntar a outra parte da amostra (anteriormente dividida) e adicionar ao tubo de ensaio. Observe: A amostra reage com o meio liberando gases e formando uma combinação, visto que as substâncias iniciais não podem ser separados por nenhum processo físico.
5)heterogêneas: Flotação: substâncias sólidas de densidades diferentes. Coloca-se um líquido de densidade intermediária na mistura. Isso faz com que o líquido separe as substâncias: a de menor densidade fica na superfície do líquido e a de maior densidade abaixo.
Peneiração ou tamização: pode ser usado quando as fases do sistema se reduzem a grãos de diferentes tamanhos quando o sistema é triturado; por meio de uma série de peneiras cujas malhas são gradativamente menores pode-se separar os componentes.
6)Uma que se transformou em uma cor muito esquisita.
7)Quando o bicarbonato de sódio reage com um ácido, ocorre a liberação de gás carbônico ( efervescência).
Vamos lá pessoal, se não vai acabar o tempo...
Depois de usado, o óleo de cozinha pode ter dois destinos: dar uma enorme dor de cabeça e prejuízo para o seu bolso e para o meio ambiente ou se transformar em economia e, eventualmente, em receita extra. O primeiro caso ocorre quando você simplesmente descarta o óleo doméstico nos ralos e vasos sanitários. O acúmulo de gorduras nos encanamentos pode causar entupimentos, refluxo de esgoto e até rompimentos nas redes de coleta. No segundo caso está transformar esse mesmo óleo em sabão, por exemplo. O sabão pode ser feito em casa mesmo ou enviado a empresas que o transformam em produto de limpeza ou biodiesel.
Segundo a nutricionista Daysiellen Cabral, coordenadora do refeitório da Associação Paulista Sul da Escola Adventista, em São Paulo, fazer sabão em casa é como cozinhar. Com a prática, seguindo a mesma receita, o sabão vai ficando melhor. A proporção pode ser mantida para fazer mais ou menos sabão, de acordo com a quantidade de óleo usado disponível. Quanto mais o sabão curtir, melhor ele fica. É recomendado usar luvas e utensílios de madeira ou plástico para preparar a mistura, pois a soda cáustica pode causar queimaduras na pele. Confira as receitas:
Receita 1
- 5 litros de óleo de cozinha usado
- 2 litros de água
- 200 mililitros de amaciante
- 1 quilo de soda cáustica em escama
Colocar, com cuidado, a soda em escamas no fundo de um balde. Em seguida, adicionar a água fervendo e mexer até diluir a soda. Acrescentar o óleo e mexer. Misturar bem o amaciante. Jogar a mistura numa fôrma e cortar as barras de sabão somente no dia seguinte.
Receita 2 ¿ com aroma
- 4 litros de óleo comestível usado
- 2 litros de água
- ½ copo de sabão em pó
- 1 kg de soda cáustica
- 5 ml de óleo aromático de erva-doce ou outro a gosto
Esquentar a água. Separar meio litro e dissolver o sabão em pó nele. Dissolver a soda cáustica nos litro e meio de água restante. Adicionar lentamente as duas soluções ao óleo e mexer durante 20 minutos. Adicionar a essência mexendo bem, e despejar nas fôrmas escolhidas. Desenformar apenas no dia seguinte.
"O ideal é colocar esse óleo que não será mais usado em uma garrafa pet, aquelas de refrigerante, e encaminhar para a reciclagem. Atualmente, ONGs e empresas desenvolvem projetos de reutilização do óleo de cozinha, o que é bom para a economia e para a saúde do nosso planeta", afirma Daysiellen.
Quem quiser produzir sabão em quantidades maiores pode fazer parcerias com pastelarias e barracas de pastel da feira, para colher o óleo que normalmente é jogado fora e doar para que seja transformado em sabão de boa qualidade.
No dia 12 de agosto, domingo, das 9 às 17 horas, a Adra - Agência de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais, promove um curso gratuito de reciclagem de óleo de cozinha através da fabricação de sabão caseiro. Outras informações e inscrições pode ser obtidas pelo telefone (11) 5823-4993.
Quem desejar colaborar, doando óleo utilizado para frituras, deve proceder da seguinte forma: espere o óleo esfriar e com um cone coloque em uma garrafa pet (de refrigerante). Tampe bem e entregue no Espaço Comunidade Esperança.
1)Mistura homogênea
A mistura homogênea é aquela cujas substâncias constituintes não podem ser identificadas como no início pois possuem as mesmas propriedades em toda a sua extensão. Tais substâncias sofrem dissolução. Isso quer dizer que toda mistura homogênea é uma solução.Quando misturadas essas duas substâncias é impossível distinguir uma da outra.Exemplo é a mistura de água e gelo, seguindo o mesmo padrão da mistura anterior. 2)Heterogenea e aquela que não se misturam. 4)água e anelina 5) água e óleo 6)óleo vinagre e água,bicarbonato vinagre e limão,leite limão corante.
Olá nona A, bem vindos, tem umas atividades para serem respondidas, mãos a obra! Beijos
Vamos lá nona A, o tempo está se esgotando....
Postar um comentário